Cada vez mais somos colocados à prova dentro das organizações para obtermos resultados positivos…
Cada vez mais somos colocados à prova dentro das organizações para obtermos resultados positivos através de estruturas organizacionais cada vez mais enxutas e com altos volumes de trabalhos.
É fato, todo o Líder tem desafios.
Um dos desafios tem sido implantar mudanças, já que enfrentamos um cenário com significativas reduções nos orçamentos, fazendo desta forma nascer o nosso poder ilimitado da criatividade e capacidade de renovação para os problemas do dia-a-dia.
Diante de tantos desafios, é importante ressaltar a importância de o bom Líder acompanhar sistematicamente o desempenho da sua equipe, trabalhar a motivação, o engajamento e os níveis de entrega dos trabalhos apresentados, pois são estas as peças fundamentais para obter o sucesso desejado.
O fato é que nem sempre tudo sai como planejado, principalmente quando um funcionário do time não está no nível desejado de desempenho, afetando os resultados tanto da área como a motivação de todo time de trabalho.
Estudos mostram que, “um em cada seis funcionários”, podem apresentar desempenho abaixo de um nível aceitável ou não conseguem seguir as regras básicas de convivência dentro do time de trabalho. Esses funcionários não são apenas menos produtivos do que os demais, mas afetam negativamente os seus pares, prejudicam o trabalho em equipe, o ambiente, dificultando a produtividade e a moral do time.
Por este motivo, é fundamental as Lideranças desempenharem um papel ativo no gerenciamento de desempenho, pois quanto mais rápido ocorrer o diagnóstico e a busca por soluções, mais chances terá de reverter à situação e a recuperação destes funcionários.
É neste momento que os Líderes precisam fazer valer do seu papel, portanto, a dica é, comece identificando qual a situação destes funcionários. A primeira pergunta que você precisa responder é: Este funcionário está com problemas de baixo desempenho ou apresenta problemas de conduta?
Para ajudá-lo a identificar rapidamente a situação, analise uma lista de possíveis indicadores abaixo:
Funcionários com Baixo Desempenho:
- Incapacidade de cumprir as atividades do cargo;
- Baixa Qualidade na entrega;
- Baixo volume de produtividade;
- Não cumpre os prazos acordados;
- Não tem experiência e conhecimento técnico suficiente para realizar as atividades do seu cargo;
- Necessita constantemente de apoio para concluir suas atividades.
Funcionários com problemas de conduta:
- Absenteísmo alto e sem justificativas;
- Comportamento perturbador ou Agressivo;
- Reclamações de comportamentos com clientes internos, externos e equipe;
- Justificativas não plausíveis e total desinteresse pela empresa e sua carreira.
Após a identificação da situação, lembre-se que ela irá pautar os próximos passos tanto para os funcionários que apresentam problemas em desempenhar suas tarefas ou problemas de conduta. Em suma, a situação exige a necessidade de feedback constante, muito aconselhamento e apoio para acontecer de fato um processo de mudança.
Em quaisquer circunstâncias, não deixe de reportar estas situações também ao RH da sua empresa, pois é o seu papel também apoiá-lo na solução destas situações.
Acredite, quando você coloca sua liderança em ação, irá colher benefícios duradouros e positivos na sua área e conseguirá atingir mais rapidamente todos os desafios da sua função.
Ednéia Renó – Diretoria Executiva CiaDH